A campanha Novembro Azul vem ganhando espaço em todo o mundo, a qual tem como finalidade alertar os homens sobre os riscos e perigos relacionados ao câncer de próstata, tendo como principal destaque os métodos preventivos.
Trata-se de uma campanha que se assemelha com o Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para o câncer de mama. E assim como nós (seres humanos), os animais podem sofrer deste e outros tipos de neoplasias, ou seja, cães e gatos também requer atenção de seus proprietários para com o câncer de próstata.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro tanto para os humanos quanto para os animais.
O câncer de próstata é uma neoplasia pouco comum em gatos, enquanto que em cães é mais frequente, acometendo animais entre 7 a 15 anos de idade. Por este motivo, é importante que os cães a partir dos 7 anos de idade sejam submetidos anualmente a ultrassonografia abdominal para avaliação de próstatas e testículos, principalmente, machos não castrados.
Em humanos ou animais, a maneira de diagnosticar tal doença é a partir de exames de rotina. Entretanto, é válido ressaltar que o câncer de próstata possui maior incidência em machos não castrados devido a produção de hormônios ao longo de sua vida, e a partir dos 7 anos de idade, a chance de seu cão desenvolver este tipo de câncer é maior.
Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de próstata em cães é o excesso de lambedura do local, evacuação de fezes em formato de fitas (achatadas) e presença de secreção com sangue ou esverdeada no pênis.
Contudo, há casos em que os animais podem ter a próstata modificada sem apresentarem sintoma por longo tempo. Outra alteração da próstata que pode promover o aparecimento destes sintomas é a chamada Hiperpalisa Prostática Benigna (HPB), que consiste no aumento da próstata resultante da ação hormonal. A HPB é também muito comum em animais de estimação e conta com tratamento medicamentoso ou cirúrgica, sendo indicada a castração, a qual soluciona o problema em pouco tempo.
Desta forma, além de se preocupar para castrar fêmeas com a finalidade de evitar prenhez indesejada e promover saúde a cadela ou gata, a castração também deve ser motivada em relação aos machos. Dentre as vantagens e os benefícios que a castração proporciona ao macho, incluem:
•Redução de fugas;
•Controla a população de animais;
•Evita agressividade devido à excitação sexual;
•Diminui a demarcação territorial e, também o odor forte da urina dos gatos;
•Diminui infecções de urina, hérnias perineais e tumores testiculares;
•Evita alterações na próstata como o câncer, hiperplasia e inflamações na meia idade;
•Evita o constrangimento do cão agarrando pernas e braços das visitas.
Fonte: entrecoisas.com.br / Petedicas Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino, que além de atuar na medicina veterinária, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.