Translate

Conheça os 6 tipos de bordado a mão


Existem 4 tipos de bordado que podem ser feitos a mão, cada ponto tem sua técnica específica, e não existe um tipo mais fácil ou mais difícil.

Se quer começar mas não sabe em qual tipo de dedicar, escolha por aquele que acha mais bonito, ou aquele que se adequa melhor ao trabalho que quer fazer.

 

Ponto Cruz
 


 Essa é uma das técnicas mais conhecida. Os pontos são bem fechados, com a costura bem juntinha, é um trabalho mais delicado de ser feito, com precisão nos detalhes. 

Entre os materiais necessários estão linhas meadas, agulhas comuns de bordar e gráficos com o desenho desejado. É o bordado mais popular entre artesãs por se tratar de um tipo de bordado que pode ser feito em vários tipos de tecido.


Vagonite
 


 
Se existe um ponto de bordado mais fácil de fazer esse é o Vagonite, diferente do ponto cruz, que tem muitos detalhes, o vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas, com desenhos mais geométricos. 

Por ser mais simples, é uma das técnicas mais utilizadas por quem está iniciando nesse universo. Ele pode ser feito com linha ou fita. 

 


O vagonite de linha é bastante usado para dar acabamento delicado e fino em toalhas de banho, roupões, toalhas de mesa e até mesmo para roupas.

 

Ponto Russo 


Essa técnica lembra muito o movimento feito pelas máquinas de costura, de sobe desce com a agulha (existe até uma agulha própria para esse bordado). E detalhe, nesse bordado o ponto é feito no lado avesso do tecido (então se sua peça não tem um lado, não pode esquecer de escolher um lado para começar a bordar).

Veja na foto acima, O resultado do ponto russo é uma costura alta e fofinha, esse trabalho costuma valer um pouco mais que os demais. 

Outro detalhe que não pode ser esquecido é de selar o último ponto, para que eles não soltem tão facilmente e seu trabalho resista ao uso da peça por mais tempo.

 

Bordado com Fitas
 



 Olha que trabalho lindo!

Trabalhos decorativos em toalhas, caminhos de mesa, roupas e até mesmo vestidos de noiva, madrinhas e daminhas de honra.

Você pode encontrar o material para bordado em fita, em kits prontos (da toalha a fitas) em lojas de artesanato e na internet.

Assim você já tem sua primeira remessa de produtos para vender.

 

Bordado Rococo


Bem, só pelo nome já dá para imaginar que esse é um estilo de bordado bem tradicional, se você procurar por fotos e imagens de reis e rainhas, com certeza vai ver esse bordado em suas vestimentas.

O rococó surgiu na França no século XVIII, situou um período e um estilo artístico que foi difundido em outros lugares.

Esse estilo de bordado foi criado na Russia (na segunda metade do século XX). O país continua sendo o primeiro nessa arte seguido do Oriente e Oriente Médio.

E apesar do estilo ser de origem russa, seu nome “rococó” é de origem francesa, que em português é “concha”. 

No estilo artístico rococó era possível identificar linhas e traços decorativos que se assemelhavam à uma concha, sendo que esse estilo foi um desdobramento do barroco.

Veja na foto acima, as costuras dos desenho, formam circulos e espirais que muitas vezes podem formas uma espécie de concha.

A costura fica alta na peça como se fosse uma costura em 3D, podendo passar várias camadas de costura sobrepostas e um desenho em cima do outro, tem pontos bem específicos, tanto que são chamados de pontos rococó, talvez seja o mais trabalhoso.



VEJA COMO É FEITO


 

Bordado livre


Como o próprio nome já diz, esse é um estilo de bordado livre, sem regras, e pode-se usar qualquer material (linho, jeans, algodão, seda) e qualquer traço, você pode misturar todos os tipos de bordado num único trabalho, é só deixar a imaginação fluir.

Asistem inúmeros pontos de bordado livre, mas existem alguns que são mais usados, Veja aqui!

Pra quem quer começar, sugiro que comece por ele, porque dependendo do desenho a ser feito, algumas partes podem ser feitas com estilo vagonite, outra parte com fitas, para facilitar na formação do desenho, entende!

Esse técnico, também é feita por máquinas de costura, principalmente em tecelagens onde a produção tem que ser maior e mais rápida.

Mas ainda sim, o bordado livre feito a mão é mais fácil de se fazer. Bora tentar!👇👇👇


No ebook "BORDADO PARA LEIGOS" temos todos esse tipos de bordado, bem explicadinhos, com exemplos, passo a passo , e váaarios moldes que você pode imprimir (desde desenhos mais simples até desenhos mais elaborados).

Clique aqui para saber mais sobre ele!